Sistema de freios

Dicas

Cada fabricante recomenda um intervalo para realizar a troca das pastilhas de freio, bem como a verificação do sistema de freios. Essas informações podem ser encontradas no manual do proprietário do veículo. No entanto, o tipo de veículo e, especialmente, o uso feito pelo proprietário podem reduzir a vida útil do componente. Por isso, recomenda-se realizar verificações periódicas do sistema de freios.

Qual é a importância da manutenção do sistema de freios?

O sistema de freios é um dos elementos de segurança mais relevantes de um veículo. Por isso, realizar a manutenção regularmente evita que alguns defeitos se tornem mais graves e, claro, é uma forma de zelar pela segurança do motorista, dos passageiros e de outras pessoas no trânsito.

O motorista, portanto, deve ficar bem atento a todos os sinais que o veículo apresenta quando há algo de errado com os freios. No entanto, é imprescindível que as manutenções preventivas sejam feitas para evitar problemas. Essa manutenção não é apenas um ato de cuidado com o automóvel, mas também uma prática de responsabilidade social.

Além disso, manter o veículo com as manutenções em dia impactará positivamente a segurança de muitas pessoas que também estão nas estradas. Com todos os componentes em ótimas condições, você passará a ficar tranquilo, pois sabe que não está colocando a vida das pessoas em risco.

Independentemente de ser um disco ou um tambor, você precisa estar atento aos sinais de desgaste nos componentes para evitar problemas no sistema de freio. Afinal, ele é diretamente responsável pela sua segurança ao dirigir. Vamos conhecer alguns dos indicativos mais comuns de problemas?

Carro desviando para um lado durante a frenagem

Quando você pisa no pedal, o carro tende a virar para um dos lados? Isso pode significar que o sistema de freio automotivo tem alguns problemas. Acontece, por exemplo, quando os êmbolos da pinça estão prendendo — por oxidação ou por defeito. Essa falha causa o desgaste prematuro das pastilhas, fazendo com que as rodas recebam forças de frenagem diferentes.

Mangueiras presas e discos de freio empenados também podem causar esse problema, mas normalmente vêm associados a outros sintomas, como vibrações e alterações no pedal. Se o carro desviar para os lados durante a condução, componentes da suspensão, direção, rodas e pneus também devem ser inspecionados.

Ruídos agudos

Ruídos não são um indicativo muito bom, mas nem sempre estão associados a uma falha. Especialmente quando as pastilhas ou lonas são trocadas, é normal que façam barulho por um tempo até que estejam totalmente assentadas.

No entanto, se o barulho persistir ou aparecer após muito tempo de uso do veículo, é preciso verificar se as pastilhas ou lonas foram instaladas incorretamente ou se estão desgastadas.

Vibrações

Em carros que têm ABS, é normal que, em frenagens mais bruscas, o pedal de freio vibre um pouco. Porém, se a vibração durante a frenagem se estender ao volante, pode haver problemas.

O empenamento do disco ou a deformação no tambor são alguns dos defeitos que causam este sintoma. O cubo de roda empenado também pode gerar o mesmo sinal.

Tome cuidado com diagnósticos incorretos! Se o volante trepidar, mesmo sem o acionamento do freio, é provável que existam falhas em outros componentes — como rodas desbalanceadas ou folgas nos sistemas de direção.

Pedal muito duro ou muito baixo

Quando você pressiona o pedal do freio e percebe que ele está muito duro, as causas podem ser:

  • Servo freio com problema;
  • Material de atrito de origem duvidosa;
  • Problemas entre o pedal e o freio servo.

Caso o pedal esteja muito baixo — quase tocando o assoalho — significa que provavelmente existem vazamentos no sistema hidráulico ou desgaste dos componentes do cilindro mestre.

Em geral, esses sintomas são acompanhados pela redução do nível de fluido no reservatório. Pode acontecer também de o pedal começar a baixar conforme o uso, devido à contaminação do fluido por água decorrente da falta de manutenção preventiva ou ar na tubulação.

Com que frequência essa manutenção deve ser feita?

O recomendado é que as manutenções sejam feitas a cada 10.000 km rodados. No entanto, é preciso entender que isso é apenas uma noção básica, pois as especificidades relativas ao uso do veículo podem alterar essa estimativa. Em alguns casos, pode ser necessário antecipar, por exemplo.

Nossa Empresa

🧰 Desde 1989, no mesmo endereço.
🥇 Tradição, Confiança e Qualidade.

(62) 3942-2288

petro.car@hotmail.com

Av. Dom Emanuel, 103 - Cidade Jardim, 74425-240

Goiânia,GO